Problemas no radiador? Saiba como identificar e o que fazer para proteger seu carro

Você sabe o que é o radiador do carro e de que forma ele age para que seu veículo funcione em bom estado? E caso tenha algum problema, você consegue  identificar?

Neste post vamos tratar sobre a importância de observar o funcionamento do radiador e quais são os problemas mais comuns que podem ocorrer. Então vamos lá!

Para começar, você precisa saber que o radiador tem papel fundamental no sistema de arrefecimento dos veículos!  É  ele que resfria a água que circula pelo motor, mantendo a temperatura ideal para que não haja aquecimento e danos maiores ao veículo.

Talvez você já tenha passado por alguma situação em que o motor ficou superaquecido e começou a sair fumaça do capô do carro… quando isso acontece, é sinal de que o veículo apresenta algum problema  com o radiador ou com as peças que fazem com que a solução de arrefecimento chegue até o motor.

Problemas no radiador

Fique atento, pois qualquer indicação de superaquecimento do motor é um problema sério. Neste caso, a melhor coisa a se fazer é desligar o motor para evitar maiores danos. Conduzir o veículo com o motor superquecido pode causar deformação nos cilindros e danificar o radiador ou as partes internas do motor (como válvulas e pistões).

Ao identificar temperatura alta no termômetro (geralmente fica no painel do veículo), o procedimento ideal é sair da pista, parar o carro imediatamente para identificar o motivo do superaquecimento e procurar o um mecânico de sua confiança.

Os problemas mais comuns no radiador costumam ser esses:

 

  • Superaquecimento do motor

O superaquecimento do motor é um dos principais sinais de que o radiador está com problemas e não funciona como deveria. Um dos indicadores é o termômetro que indica como anda a temperatura e geralmente fica no painel de controle do  carro. Se ela estiver acima de 100ºC, fique atento e procure um mecânico de sua confiaça.

  • Vazamento nas mangueiras

O vazamento nas mangueiras pode afetar o sistema de arrefecimento do veículo. As peças podem sofrer desgastes conforme o uso e o tempo.

  • Travamento na válvula termostática

O travamento da válvula termostática pode acontecer quando não há a quantidade ideal de fluído no radiador. Quando falta esse líquido, a válvula termostática pode entupir e apresentar mal funcionamento. A falta de fluido refrigerante também pode gerar o ressecamento das mangueiras e o acúmulo de resíduos.

  • Problemas na junta do cabeçote

Quando há excesso de ar, a junta do cabeçote pode apresentar problemas quando há impedimento na passagem do fluido refrigerante pelo radiador. Assim, a junta do cabeçote se danificará, levando o sistema ao superaquecimento e gerando danos  maiores ao motor do carro, se não for resolvido a tempo.


Nossos conteúdos para você

E aí, gostou do conteúdo deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, fique à vontade para compartilhar conosco!

No nosso BLOG e nas redes sociais (Instagram e Facebook) você também pode encontrar outros artigos sobre segurança no trânsito, direção defensiva,  cuidados com o veículo e outros temas ou curiosidades. Confira nossos conteúdos e deixe seu comentário.

Siga a @multiplaprotecaooficial nas redes sociais (Instagram e Facebook) e acompanhe nossas novidades e campanhas de destaque. Compartilhe conosco suas experiências, sua opinião é importante para nós.

Conte com a Associação Múltipla

Com o retorno gradativo das atividades econômicas, mais veículos já circulam nas ruas, e no trânsito sempre estamos sujeitos a imprevistos como colisões e problemas mecânicos e/ou elétricos. Por esses e outros motivos, é sempre importante ter uma Proteção e Assistência Automotiva que garanta a você mais tranquilidade no dia a dia, especialmente em momentos como esse, de tantas incertezas.

Se você mora em Goiânia ou região, faça já a sua filiação SEM TAXA DE ADESÃO até o dia 26/07 pelo Whatsapp (62) 3624-5765. Conte com a Associação Múltipla e a mais completa proteção veicular contra colisões, roubo, furto, terceiros e mais, além da melhor Assistência 24H da região!

2 comentários em “Problemas no radiador? Saiba como identificar e o que fazer para proteger seu carro”

    1. Muito obrigado pelo comentário, Sara!
      Que bom que o artigo foi útil e te ajudou:)
      Fique ligado nas nossas redes sociais, pois toda semana estamos trazendo novos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *