Fim do Gol, o carro mais vendido da história dá adeus após mais de 40 anos - Blog
ADD ANYTHING HERE OR JUST REMOVE IT…

Blog

Notícias

Fim do Gol, o carro mais vendido da história dá adeus após mais de 40 anos

Após anos sendo o veículo mais vendido do Brasil, o nosso tão amado Gol dá adeus ao mercado depois de uma longa carreira de 42 anos.

Podemos falar com certeza que esse foi (e será por muito tempo) o carro mais emblemático que tivemos em nossas ruas. Sua presença foi tão forte que muitos brasileiros amam seu Golzinho com toda a paixão, sem contar que é muito difícil encontrar alguém que não andou num Gol pelo menos uma vez na vida.

Hoje falaremos um pouco da trajetória de um veículo tão importante que sua base serviu para o desenvolvimento de outros veículos que, como se pode imaginar, também foram sucesso de vendas como o Voyage, Saveiro, Parati, entre outros.

O surgimento – 1980

A Volkswagen, atuando no Brasil desde 1950, já tinha conquistado o coração dos motoristas com o amado Fusca, porém, sentiu a obrigatoriedade de mudar um pouco. Ameaçada com o surgimento de novas marcas e modelos, decidiu que o Fusca já estava se tornando obsoleto e surge com o Gol.

A primeira geração, conhecida por nós como “Gol Quadrado”, foi desenvolvida na filial brasileira da VW e, como se percebe pelo próprio nome, era completamente pensado para o Brasil. 

Essa “conexão” com o nome, o design inovador para a época, fez com que o Gol se tornasse um sucesso entre os motoristas. A primeira geração foi produzida de 1980 até o ano de 1993, com várias versões de linha, algumas versões especiais comemorativas e outras super inovadoras como o Gol GTi de 1989, o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica.

O “Gol Bolinha” 

É mágico ver como muitos motoristas sabem diferenciar um Gol do outro e tudo se deve a essa transformação ocorrida em 1994: o Gol G2 ou, como 99,9% dos brasileiros conhecem, o primeiro “Gol Bolinha”.

A primeira grande mudança de visual do Gol foi uma tentativa da VW de mostrar o aprimoramento do modelo e a constante busca pelo moderno.

A principal característica dessa geração são suas linhas mais arredondadas e o ar mais contemporâneo em comparação à geração anterior, foi também o primeiro Gol a ter quatro portas. Um modelo atemporal, muito amado e facilmente encontrado nas ruas ainda hoje.

O Gol, já era líder de vendas no mercado desde o ano de 1987, posto que só veio a perder em 2014 para o Fiat Palio. Durante os 27 anos de hegemonia o carro sofreu algumas alterações no visual, pequenas, mas significantes, vai falar que você não consegue diferenciar o Gol G2 do G3 ou G4?

Em 1999, estreia no mercado a terceira geração, com um design simples, um pouco mais arredondado que a geração anterior e com o interior totalmente redesenhado. O G3 tinha como inspiração o Golf, o primo do Gol.

E, como sempre, em busca de inovações, essa geração foi a pioneira na tecnologia Flex hoje altamente difundida no mercado automobilístico. Foi em 2003 com o Gol 1.6 Total Flex.

Chegamos em 2005 com o anúncio da nova geração, a G4 que, de longe, é a com menores mudanças visuais e mecânicas. Algumas das mais notáveis são os farois e lanternas mais redondos e, o que antes era inspiração no Golf, no G4 foi o Fox no design interno.

O Novo Gol

A maior transformação do nosso compacto favorito veio em 2008 com apresentação do G5, ou “O Novo Gol”. Não apenas no design que, por sua vez, foi  feito em uma plataforma completamente diferente da geração anterior.

A plataforma do G5, antes utilizada no Fox e no Polo, marcou a inovação tecnológica, mecânica e também a melhora da experiência de dirigibilidade do motorista.

Outro fator importante a ser lembrado é que a reestilização por completo do Gol em 2008 marcou a volta do seu irmão, Voyage, depois de vários anos de descanso, este por sua vez competia com outros sedãs: Versa (Nissan), Cobalt (GM – General Motors), Logan (Renault), etc.

As gerações G6 e G7 não apresentaram mudanças significativas em relação ao G5, apenas pequenos detalhes no visual, algumas versões comemorativas e alguns acertos/melhorias na motorização.

Uma mudança significativa veio  recentemente em 2019 já na oitava e última geração, um novo câmbio automático de 6 marchas que garante uma comodidade especial para o motorista.

Gol G8, geração, um novo câmbio automático de 6 marchas.

Last Edition

Após 42 anos no mercado, título de veículo mais vendido do Brasil com mais de 8,5 milhões de unidades produzidas e espaço no coração de vários brasileiros, o Gol não poderia ir embora sem se despedir.

A Volkswagen anunciou o Gol Last Edition que, como o nome já diz, é uma última edição.

Detalhes técnicos do Last Edition não foram divulgados, mas suas imagens já estão circulando pelo público e com certeza já viraram papel de parede de vários computadores e celulares dos apaixonados pelo Gol.

Além de uma última edição, o Last Edition é uma produção limitada, mil unidades apenas serão produzidas, todas estão prontas e terão uma placa de identificação numérica, em breve estarão em algumas concessionárias VW do País.

Qual é a sua história com o Gol?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Definir o menu de categorias em Definições de Tema -> Cabeçalho -> Menu -> Móvel menu (categorias)
Crie seu primeiro menu de navegação aqui
Comece a digitar para ver as postagens que você está procurando.
Loja
Lateral

© 2022 Associação Múltipla de Proteção Automotiva. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: