Coronavírus: dicas para se prevenir e evitar a transmissão do COVID-19 no seu carro

  • por

Com o avanço do coronavírus no Brasil, o momento é de cuidados redobrados e prevenção em todo o País. Mas você sabe o que fazer para evitar a transmissão do coronavírus no seu carro?

Neste artigo vamos te mostrar 4 dicas básicas para manter o seu veículo higienizado e evitar a transmissão do coronavírus no seu carro.

Como o vírus se propaga?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão), ou contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Até o momento da publicação deste artigo, já haviam sido confirmados pelo menos 350 casos de contaminação pelo coronavírus no país, sendo 12 deles no estado de Goiás.

Cuidados especiais com o seu carro

Como a transmissão do coronavírus pode ocorrer pelo contato com superfícies contaminadas, o carro acaba sendo um ambiente de fácil propagação caso seja utilizado por alguma pessoa infectada.

Isso porque, ao andar em um carro, somos acostumados a encostar a mão em diversas superfícies. E se houver alguma pessoa infectada, o vírus pode ser transmitido para essas superfícies com um simples toque.

Nesse contexto, é importante ter alguns cuidados básicos para evitar a transmissão do coronavírus no seu carro.

Confira a seguir as 4 dicas básicas que separamos para você:

1 – Higienize as partes mais tocadas do veículo

A primeira dica fundamental é higienizar com álcool 70% os locais onde mais colocamos as mãos, como volante, câmbio, maçanetas, vidros, puxadores e botões.

Use um lenço de papel descartável para passar o álcool nestas superfícies e assim evitar a transmissão do coronavírus no seu carro.

Caso tenha dificuldade para encontrar álcool em gel, você também pode utilizar uma solução com água e sabão neutro – também pode ser detergente ou sabonete líquido, desde que sejam neutros.

O sabão neutro tem propriedades que degradam rapidamente o vírus, e quando diluído em água, não mancha nem danifica as peças do veículo.

2 – Deixe um frasco de álcool em gel disponível

Outra dica para evitar a transmissão do coronavírus no seu carro é manter em um lugar de fácil acesso um frasco de álcool em gel 70%, para que você e os demais passageiros limpem bem as mãos ao entrar e sair do veículo.

Ao entrar no carro, limpe as mãos usando o álcool em gel, e ao sair, faça a mesma coisa antes de fechar a porta. Motoristas de aplicativo e taxistas devem disponibilizar o produto.

Como a procura pelo álcool em gel 70% tem sido muito grande em Goiânia e o produto não tem sido facilmente encontrado em supermercados e farmácias, a Associação Múltipla mobilizou uma equipe nos últimos dias para uma ação comunitária em prol da prevenção.

Centenas de bisnagas de álcool em gel 70% foram distribuídas por nossos colaboradores nos postos 3T (na Av. Feira de Santana, Parque Amazônia) e Halley (na Av. T-9, Jardim América), com objetivo de conscientizar a população e oferecer condições para que os motoristas de Goiânia adotem as medidas de prevenção e fiquem mais protegidos.

3 – Evite usar o ar condicionado

Segundo muitos especialistas, é indicado manter as janelas abertas e priorizar a ventilação natural ao invés do ar condicionado.

Como o vírus pode ser transmitido pelo ar, evitar usar o ar condicionado é uma precaução que pode evitar a transmissão do coronavírus no seu carro.

Se uma pessoa infectada estiver no veículo, o ar condicionado pode facilitar a transmissão do vírus para os demais passageiros que utilizarem o carro.

Além disso, é importante certificar-se que o ar condicionado esteja limpo e com o filtro de cabine em boas condições, para evitar a proliferação de fungos e bactérias no sistema.

Se você quiser usar o ar-condicionado, evite a recirculação (a setinha em círculos) e procure utilizá-lo no modo aberto (tecla com uma seta geralmente em forma de minhoca). Assim você permite a renovação do ar dentro do veículo.

4 – Esvazie a lixeira do veículo diariamente

Em tempos de propagação do vírus, o ideal é que você não mantenha lixeira no carro e descarte todo o lixo imediatamente para evitar a transmissão do coronavírus no seu carro.

Porém, se o seu veículo possui lixeira, é importante que você a esvazie diariamente, principalmente se houver lenços com secreções de olhos, bocas e nariz ou alimentos e objetos que tenham contato com a boca, como copos, latas e garrafas.

Caso tenham sido utilizados por alguma pessoa infectada, estes objetos podem conter vírus.

Corrente Múltipla pela Prevenção

Como ainda não existe vacina para o coronavírus, a melhor forma de prevenção é evitar ser exposto ao vírus.

Se você seguir as dicas que separamos neste artigo, poderá evitar a transmissão do coronavírus no seu carro – ou pelo diminuir bastante os riscos.

Faça a sua parte, participe da nossa corrente pela prevenção e fique mais protegido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *