4 DICAS SIMPLES PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS DO SEU CARRO

  • por

Muita gente não sabe, mas algumas práticas comuns na direção podem causar desgastes e diminuir consideravelmente a durabilidade dos pneus, trazendo riscos à segurança e prejuízo no desempenho do automóvel.

Portanto, cuidar bem dos pneus pode significar economia com peças e manutenção e evitar gastos com reparos não planejados e a troca precoce dos equipamentos.

Separamos algumas dicas valiosas para você aumentar a vida útil dos pneus e, desta forma, evitar o desgaste excessivo e maiores gastos com a troca de pneus antes do período previsto.

  1. CALIBRE OS PNEUS A CADA 15 DIAS

    O procedimento deve ser feito de acordo com a pressão indicada para o veículo e, preferencialmente, enquanto o pneu estiver frio, ou seja, tenha rodado no máximo 3km. Quando está com pouca pressão, o pneu pode ter maior desgaste de suas bordas, aumentar o consumo de combustível e diminuir a sua longevidade.

  2. FAÇA O RODÍZIO DOS PNEUS

    O ideal é fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil km rodados. Os pneus dianteiros e traseiros de um carro têm desgaste desigual, pois trabalham com demandas diferentes quanto à frenagem, tração e carga do veículo, por exemplo. Ao fazer o rodízio dos pneus, você evita o desequilíbrio e melhora a estabilidade, desempenho e aderência ao solo, aumentando a vida útil dos pneus.

  3. FAÇA O BALANCEAMENTO E O ALINHAMENTO

    Não esqueça de fazer o balanceamento e alinhamento no carro a cada 10 mil km rodados, ou quando houver a troca ou rodízio de pneus. Os procedimentos são essenciais para manter o veículo rodando de forma adequada, ajudam a minimizar o desgaste irregular e prolongam a durabilidade dos pneus.

  4. EVITE A SOBRECARGA

    Rodar com excesso de carga é extremamente prejudicial aos pneus. Ultrapassar o número de passageiros que um carro suporta ou deixá-lo sobrecarregado de bagagem na hora de viajar pode causar deformação e comprometer a estrutura dos pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *